domingo, 23 de dezembro de 2007

Dicas ajudam a evitar insônia e a dormir melhor

A insônia pode ser provocada por estresse, ansiedade ou por algum distúrbio emocional ou físico. Veja algumas técnicas de relaxamento que você pode utilizar e orientações que podem melhorar o seu sono e, consequentemente, tornar o seu dia melhor.

- Durma o tempo suficiente para se sentir bem. Não fique na cama mais do que o necessário, pois o sono da noite seguinte poderá ser superficial ou fragmentado.

- À noite evite tomar café, chá preto, bebidas do tipo cola ou guaraná.

- Não tome bebidas alcoólicas à noite, já que, embora pareçam induzir ao sono, prejudicam sua qualidade. Algumas pessoas podem sentir no dia seguinte sintomas de depressão.

- Evite fumar à noite. A nicotina pode ter efeito excitante.

- Procure manter horários regulares de acordar e dormir. Essa prática ajuda a deixar o ritmo biológico equilibrado.

- Não durma com fome ou com o estômago cheio, pois as refeições pesadas causam desconforto.

- Mantenha o seu quarto tranquilo, não o use para outras atividades, como assistir à televisão, estudar, brincar com viodegames etc.

- Mas se você mesmo assim quiser ler um livro ou assistir a um filme, evite os que tenham conteúdo estimulante, como suspense e terror.

- A luminosidade, os sons e a temperatura podem interferir na qualidade de seu sono. Para garantir um bom sono o ideal é manter o ambiente silencioso, com pouca luz e uma temperatura agradável.

- Caso você não consiga dormir, não insista virando-se de um lado para o outro da cama. Levante-se e faça alguma atividade repetitiva, como ler um livro cansativo. Uma música suave também pode ajudar a relaxar.

Fonte: www.folha.uol.com.br

Um comentário:

thiagoms disse...

Gostaria de saber se o uso de protetores auriculares prejudica a saúde? Existe muitas perguntas pela internet, mas muitas respostas bizarras