sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Ingestão de cálcio, fósforo e vitamina D ajudam a prevenir a osteoporose


Divulgação / IEME [30/10/2007]


Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, osteoporose é considerada um dos principais problemas de saúde pública, por sua prevalência crescente e pela associação a fraturas vertebrais e de outras localizações, com graves repercussões clínicas e sociais.

A osteoporose é uma perda de massa ou densidade óssea que torna o esqueleto frágil, poroso, o que pode ocasionar uma série de fraturas. Aproximadamente, a metade das mulheres após a menopausa são afetadas pela osteoporose contra um em cada oito homens idosos. Segundo a nutricionista especialista em nutrição clínica, Teresina Mendes dos Santos, isso ocorre nas mulheres devido à diminuição do estrógeno, um hormônio de grande importância para a absorção de cálcio pelos ossos, mantendo-os fortes, após a menopausa.

Outro fator que colabora com o surgimento da osteoporose, tanto nos homens quanto nas mulheres, é a idade avançada. “Após os 30 anos, a decomposição dos ossos é mais rápida do que sua formação. Pessoas com histórico familiar, ossos pequenos, muito magras, sedentárias, com alimentação pobre em cálcio e vitamina D, e que tenham feito uso de alguns medicamentos também são mais propensas a desenvolver osteoporose ao longo de sua vida”, explica a especialista.

Os sintomas mais comuns da osteoporose são a diminuição gradativa da altura, acompanhado pelo desenvolvimento também gradual de uma postura curva (corcunda), dores fortes nas costas, fraturas especialmente em quadril, punho e vértebras, sem uma ocorrência significante de queda ou outro acidente.

Para prevenir ou evitar a osteoporose é fundamental ter bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável, longe do sedentarismo. Essa prevenção deve começar perto dos 30 anos, no mínimo. “É importante manter uma dieta rica em cálcio, leite desnatado e seus derivados também desnatados, porque a gordura contida nesses alimentos dificulta a boa absorção do cálcio pelo organismo”.

Também é importante ter uma alimentação rica em fósforo, que é outro mineral essencial para a formação óssea”, explica Teresina. O fósforo pode ser encontrado em alimentos como ervilha seca, sardinha enlatada,verduras de folhas verde escuras como couve e o brócolis e também em grãos integrais, nozes e leguminosas em geral. A vitamina D é importante para que o organismo possa absorver o cálcio e é encontrada em peixes gordurosos, como o salmão e a cavalinha, na gema do ovo e também em laticínios.

A nutricionista lembra que devemos evitar o consumo de chás, cafés e outras bebidas q contenham cafeína. Evitar o excesso de sal também é muito importante. “Praticar atividade física regularmente, como caminhadas ao ar livre, aproveitando o horário adequado do sol, controlar o peso e evitar o fumo e bebidas alcoólicas ajudam no combate a osteoporose”, finaliza a especialista.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/noticias/index.php?op=ver&id=313418&caderno=20

Voltar

Nenhum comentário: